A Professora Maria Betânia, do 2º Ano C elaborou uma ótima atividade com seus alunos, onde adição e subtração foram trabalhadas com muita animação.
Cada aluno tinha uma ficha numerada e dois dados que foram confeccionados por eles. Em dupla eles jogavam os dados, faziam a adição ou subtração e iam preenchendo a tabela.
Atividade com significado dá resultado. Parabéns professora Maria Betânia, continue ensinando com excelência.
"O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas, não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores" Piaget
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Equipe da EMEF Prefeito Angelo Castello
... o lugar que se faz amigos.
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente, (o vice também)
O coordenador é gente,O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”Como colega, amigo, irmão.
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede,I indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem,É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
(Paulo Freire)
Dia do Desafio
O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas. Ele acontece todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o Continente Americano.
Nesse dia, os cidadãos participam
de uma competição entre cidades com o objetivo de estimular a adoção de hábitos
mais saudáveis como a prática diária de esportes e de exercícios físicos.
Em nossa unidade escolar todos
participaram, do Pré II ao 5º ano, incluindo professores e funcionários.
Vem aí, o Dia do Desafio
Participe você também, dê um "chega prá lá" no desânimo e vamos malhar um pouquinho e esquentar nesse friozinho. Maiores informações em nossa Escola.
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Escola de Pais
A reunião da Escola de Pais do mês de abril teve como palestrante o Psicólogo Alexandre Cople, que habilmente conduziu o tema: "Relacionamento entre pais e filhos".
Conquistando a plateia ele enfatizou a importância de ouvir as crianças, repreende-las nos momentos certos e pelos motivos certos, falou ainda sobre a educação e a mídia, ou seja, como não cair na permissividade na educação dos filhos e tirou muitas dúvidas dos pais presentes.
Agradecemos a todos que vieram e esperamos pela próxima reunião da Escola de Pais com o próprio Alexandre, a pedido dos pais.
Aguarde maiores informações e não fique de fora. A seguir fotos da palestra.
Ação de Graças
Ações de graça nada mais são do que a expressão da gratidão que temos para
com Deus por todas as suas realizações em nossa vida, passadas, presentes ou
mesmo futuras.
Portanto, Ações de graça, são expressões gerais de gratidão;
gratidão pela condução segura de nossas vidas por Deus e
reconhecimento de que a providência divina é onisciente e simplesmente executa o
melhor em favor de Seus filhos.
Pensando nisso, a Secretaria de Educação proporcionou a todos os gestores seu tradicional encontro de Páscoa para Ações de Graças e consequentemente houve também uma comemoração em nossa Escola, onde pudemos agradecer a Deus pelas graças derramadas e compartilhar esse importante momento com nossos colegas de trabalho, pessoas com as quais passamos o dia inteiro e que fazem parte das nossas vidas.
Secretária da Educação falando sobre a importância desse momento em nossas vidas |
Professoras Ana Keila e Simone |
Professores Benedito, Francilda e Francisca |
Professoras Conceição, Maria Betânia e Thaísa |
Professoras Rita, Suely, Cilene, Claudia e Ivone |
Dulce (Vice Diretora), D. Roseli Morilla (Secretária Municipal da Educação) e Rose (Diretora) |
Trio Gestor: Dulce, Nirta e Rose |
Coordenação Pedagógica acompanhando trabalhos em sala
Muito se tem falado sobre o papel do coordenador pedagógico. Afinal, por que ele é necessário? Quem dera coordenar fosse simples como diz o dicionário: dispor segundo certa ordem e método; organizar; arranjar; ligar.
O coordenador pedagógico, muito antes de ganhar esse status, já povoava o imaginário da escola sob as mais estranhas caricaturas. Às vezes, atuava como fiscal, alguém que checava o que ocorria em sala de aula e normatizava o que podia ou não ser feito. Pouco sabia de ensino e não conhecia os reais problemas da sala de aula e da instituição. Obviamente, não era bem aceito na sala dos professores como alguém confiável para compartilhar experiências.
Outra imagem recorrente desse velho coordenador é a de atendente. Sem um campo específico de atuação, responde às emergências, apaga focos de incêndios e apazigua os ânimos de professores, alunos e pais. Engolido pelo cotidiano, não consegue construir uma experiência no campo pedagógico. Em ocasiões esporádicas, ele explica as causas da agressividade de uma criança ou as dificuldades de aprendizagem de uma turma. Hoje o coordenador organiza eventos, orienta os pais sobre a aprendizagem dos filhos e informa a comunidade sobre os feitos da escola.
Mas isso é muito pouco. Na verdade, ele se faz cada vez mais necessário porque professores e alunos não se bastam. Além das histórias individuais que todos escrevemos, é preciso construir histórias institucionais. É duro constatar a fragilidade de tantas escolas que montam um currículo e uma prática efetiva durante anos e perdem tudo com a transferência ou a aposentadoria de professores. Construir história nos torna humanos, e é de estranhar que, justamente na escola, tantas vezes tudo recomece do zero. O coordenador eficiente centraliza as conquistas do grupo de professores e assegura que as boas idéias tenham continuidade.
Além do que se passa dentro das quatro paredes da sala de aula, há muito mais a aprender no convívio do coletivo - no parque, no refeitório, na rua, na comunidade. A dinâmica nesses espaços deve ser ritmada pelo coordenador. É preciso lembrar ainda que só quem não está em classe, imerso naquela realidade, é capaz de estranhar. E isso é ótimo! É do estranhamento que surgem bons problemas, o que é muito mais importante do que quando as respostas aparecem prontas.
Só assim é possível que o coordenador efetivamente forme professores (e esse é o seu papel primordial). Ampliando a significação do dicionário, eu diria que no dia-a-dia de uma instituição educativa é preciso:
- dispor segundo certa ordem e método as ações que colaboram para o fortalecimento das relações entre a cultura e a escola;
- organizar o produto da reflexão dos professores, do planejamento, dos planos de ensino e da avaliação da prática;
- arranjar as rotinas pedagógicas de acordo com os desejos e as necessidades de todos; e ligar e interligar pessoas, ampliando os ambientes de aprendizagem.
- dispor segundo certa ordem e método as ações que colaboram para o fortalecimento das relações entre a cultura e a escola;
- organizar o produto da reflexão dos professores, do planejamento, dos planos de ensino e da avaliação da prática;
- arranjar as rotinas pedagógicas de acordo com os desejos e as necessidades de todos; e ligar e interligar pessoas, ampliando os ambientes de aprendizagem.
Esse é o sentido de ser um bom coordenador, não de uma instituição, mas de processos de aprendizagem e de desenvolvimento tão complexos como os que temos nas escolas. Que os que desejam se responsabilizar por essa importante função vejam aqui um convite para criar um estilo de coordenar.
(Texto retirado do Site da Revista Nova Escola - http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/desafios-coordenador-pedagogico-546602.shtml
Comemoração ao Dia das Mães
"Dia de festa é sempre igual.
Correria, organização, música, dança, agitação...
e com o dia que comemoramos o dia das mães não é diferente,
embora saibamos que mãe é quem cuida da gente.
Não importa se é tia, avó, madrinha, mãe adotiva,
o importante é saber que a mulher que cuida de nós a vida toda
chama-se mãe."
Dulce Nunes
E quando a festa é delas tudo fica mais atrativo e emocionante, por isso registramos esses momentos e queremos compartilhar com você, caro leitor.
Abraços,
Equipe Gestora
Assinar:
Postagens (Atom)